AULA DE CAMPO_PARQUE DA FONTE GRANDE_ GEOGRAFIA E PEDAGOGIA_2015
Março de 2015...Parque da Fonte Grande...águas que abasteciam a Vila de Vitória, com seus chafarizes, córregos, riachos...tempos e ritmos da capital capixaba no século XVIII.
Mudanças, transformações...a cidade de apresentando a partir do Maciço Central, de suas formas montanhosas, arredondadas, vales, matacões, trilhas, moradores e pequenos agricultores que vivem e sobrevivem nas áreas do parque.
Transformações na cidade, nos ritmos da cidade e da vida cotidiana...do tempo e dos desejos.
Transformações nos modos de viver...
Fonte de vida para muita gente.
Encontros com o tempo kairós e aión.
Desterritorializando, reterritorializando e territorializando...
Mirantes que lavam os olhos que miram a cidade e suas histórias, suas memórias.
Mirantes da cidade, com a presença dos sagüis-da-cara-branca, caranguejeras, formigas, zumbidos, sol, cheiros, risadas e encontros.
Aprendizagens com os sentidos e o corpo inteiro.
Sensação de ir embora e deixar para trás a vontade de retornar...de se embrenhar nas trilhas, rochas, sombras e matas desta nossa cidade presépio. a vista lança a nossa vontade sobre a cidade!
Outras formas de habitar, praticar, viver e sentir a nossa capital...
Agradecimentos especial aos Educadores Ambientais do parque Wilson e Eduardo, e aos guardas florestais com seus saberes inventivos da mata...
Encontros, convivências e aprendizagens com a turma de Tópicos I (Geografia) e Pedagogia.
DO PONTO MAIS ALTO DE VITÓRIA NÓS DA PEDAGOGIA. VISUALIZANDO CARIACICA, VILA VELHA E SERRA. OPORTUNIDADE DE NOS RECONHECER COMO PARTE DO TODO. E AUTORES DA NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA.
ResponderExcluir